banner-site-sindicalize-se

face banner          twitter banner

Sex, 07 de Julho de 2017 14:17    PDF Imprimir E-mail
Evento celebra os 85 anos do jornalista Audálio Dantas neste sábado (8)

Homenagem a uma das lideranças de resistência à ditadura é na sede do Sindicato dos Jornalistas, no centro paulistano


O jornalista Audálio Dantas, que presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) entre 1975 e 1978, celebra seu aniversário de 85 anos em comemoração neste sábado, 8 de julho, das 12h30 às 14h, na sede da entidade, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, no centro paulistano.

Audálio é responsável não só pela retomada da direção do Sindicato fazendo oposição à ditadura, mas, sobretudo, por enfrentar o regime militar, reforçando a denúncia do “suicídio” do jornalista Vladimir Herzog, forjado pelos agentes da repressão na tentativa de esconder o assassinato sob tortura nos porões do Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi).

Quando o suicídio por enforcamento foi desmascarado, depois da preparação do corpo de Herzog para sepultamento de acordo com os rituais judaicos, o Sindicato dos Jornalistas, com Audálio à frente, foi uma das principais entidades a protagonizar a denúncia da violência do regime ditatorial. O ato ecumênico que reuniu milhares de pessoas na Praça da Sé, organizado dentro do SJSP após a morte de Vlado, fortaleceu a reação e a mobilização da sociedade brasileira que, anos mais tarde, levaram ao fim da ditadura.

Por isso, na comemoração o jornalista será homenageado com o Troféu Indignação-Coragem-Esperança, uma iniciativa da Agência Sindical, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e da Oboré Projetos Especiais, com apoio do SJSP, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Instituto Vladimir Herzog, entre outras entidades.

"O troféu é uma imagem de São Jorge no corcel branco enfrentando o dragão na condição de repórter, com lança transformada em microfone, gravador na cintura e uma câmera no capacete adaptados pelo designer Roger Matua", explica o jornalista Sérgio Gomes, diretor da Oboré e organizador do evento.

A ideia original é da cartunista Laerte Coutinho, a partir de um desenho criado em 1996 para ser capa de um dos cadernos de jornalismo do Projeto Repórter do Futuro. Uma das esculturas será entregue a Audálio e outra ficará na redação do jornal Unidade, na Secretaria de Comunicação do SJSJP.

"Todos sabem avaliar o trabalho que o Sindicato teve no combate à ditadura militar e o papel do Audálio em meio àquela conjuntura tão difícil e complexa. Mas poucos sabem que foi essa mesma diretoria a responsável por uma ação pioneira – entrou com processo na Justiça exigindo reposição salarial de 34,1% roubados de todos os trabalhadores por manipulação dos índices inflacionários pelo então ministro da Fazenda, Delfim Netto”, recorda o diretor da Oboré. 

Além do reconhecimento à dedicação e às lutas enfrentadas por Audálio, Gomes explica, ainda, que o objetivo é que o troféu, com apoio de entidades e parcerias, seja transformado no “Prêmio Audálio Dantas” para prestigiar os profissionais que se dedicam à imprensa sindical e à comunicação popular.

Escrito por: Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Foto: Cadu Bazilevski

 

Expediente

Portal Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Presidente

Paulo Zocchi

Secretária de Comunicação 

Lílian Parise

 

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.


Editora
: Flaviana Serafim


Contatos

Tel:(11) 3217-6299

Fax:(11) 3256-7191

e-mail: jornalista@sjsp.org.br

Facebook: http://www.facebook.com/SindicatoJornalistasSP

Twitter: http://twitter.com/JornalistasSP

Entidades parceiras

fenaj_186x44

cut_469x154

fij_140x140

Endereço

Rua Rego Freitas,530 - Sobreloja
Vila Buarque - SP - CEP: 01220-010
Fone: 11 3217 6299

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.

Mantido por Pandora